Infolibras é um projeto de cunho social direcionado à comunidade surda, englobando surdos e deficientes auditivos. Visando mantê-los informados sobre as notícias que percorrem em nosso dia a dia, criamos na plataforma digital um portal e um aplicativo para que essa barreira na comunicação seja quebrada.

Em um país onde segundo o censo realizado em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, 9,8 milhões de brasileiros possuem deficiência auditiva, o que representa 5,2% da população brasileira. Deste total 2,6 milhões são surdos e 7,2 milhões apresentam grande dificuldade para ouvir. E muito deles não possuem acesso à informação, ou muito menos sabem ler.

Através de pesquisas vimos que grande parte deles tem pouco acesso à notícia e mesmo assim a maioria é pelo celular, porém ainda é muito vago pelo fato do analfabetismo ser grande, também pela falta de intérpretes quando se trata de reportagens ou vídeos de entretenimento no youtube, por exemplo.

Trazendo uma proposta para mudar esse meio, com vídeos com audiodescrição e intérprete, a InfoLibras vem no mercado visando incluir socialmente. Como comunicólogos temos o dever de levar a notícia para todos!

 

Vinícius Sales

Empreendedor Social

 

Henrique Lima 

Empreendedor Social